sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Frenagem

Um dos grandes equívocos sobre pilotagem de motos diz respeito à frenagem. Muitos mitos e preconceitos sobrevivem até hoje.

Responda depressa: qual a equação correta para frear a moto?

a) 70% freio dianteiro e 30% freio traseiro;

b) 0% dianteiro e 100% traseiro;

c) 100% dianteiro e 0% traseiro;

d) 50% dianteiro e 50% traseiro.

Se você assinalou qualquer uma das alternativas acima, errou! Não existe uma única equação de frenagem, mas sim uma série de variáveis que muda conforme a situação. Aliás, todas as alternativas estão corretas porque em alguns momentos usa-se 100% do freio dianteiro e em outros 100% do freio traseiro, quer ver?

Quando freamos (aceleração negativa), a massa em movimento se desloca para frente, por isso a parte traseira da moto fica leve. No final da frenagem, quando a moto reduz para menos de 50 km/h, se o motociclista mantiver o pé no pedal de freio traseiro a roda poder travar com facilidade. Neste caso, deve-se soltar o pedal do freio e manter apenas o freio dianteiro acionado. Aqui reside o maior preconceito da frenagem: muita gente acha que a moto vai capotar de frente, o que é quase imposs¡vel de acontecer. Esta idéia vem dos tempos de bicicleta, um ve¡culo que pesa 15kg, cerca de 10 vezes menos do que uma moto.

Já em baixa velocidade, trafegando entre os carros, ou com garupa, pode-se usar 100% do freio traseiro para ajudar a manter a frente equilibrada e evitar o constante deslocamento de massa que provoca desequilíbrio. Quando estiver com garupa, experimente usar com mais intensidade o freio traseiro e você vai notar que o passageiro vai empurrar menos suas costas.

E quem roda com motos custom, que têm a posição de pilotagem bem recuada, pode usar constantemente a frenagem equalizada, com metade em cada roda, ou mesmo só o freio traseiro quando estiver em baixa velocidade ou com garupa. A postura na moto custom favorece a distribuição de peso mais equilibrada e o deslocamento de massa para a dianteira ‚ menor.

Para os donos de motos esportivas, o freio dianteiro ‚ de importância vital. Como o piloto fica praticamente apoiado sobre as manoplas, o deslocamento de massa para a dianteira ‚ intensa. Uma forma de reduzir este deslocamento ‚ prender os joelhos no tanque de gasolina, como se a moto fosse um cavalo. Dessa forma o peso do piloto fica concentrado mais na região do quadril e menos nas mãos. Forçar o peso nas pedaleiras também ajuda a aliviar a transferência de massa para a dianteira.

Faça algumas experiências quando estiver pilotando da próxima vez. Varie a posição do corpo e a equação matemática e esqueça os preconceitos adquiridos nas moto-escolas e em algumas publicações especializadas.

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