Com a impossibilidade de ter um modelo importado entre 1975
e 1990 (com exceção dos automóveis que pertenciam aos corpos diplomáticos e
depois eram vendidos no mercado nacional), existiram várias empresas que
incrementavam modelos nacionais para tentar compensar o que para nós era um
sonho impossível.
Praticamente todos os modelos nacionais foram alvo de
transformações estéticas e mecânicas. E o Chevette não podia ficar fora dessa.
A
Envemo, desde o lançamento do Chevette, desenvolvera e vendera, além de
modificações de carroceria, também modificações de motor, o mais famoso e comum
sendo o coletor de admissão para dois carburadores de corpo simples Solex 40,
de Opala
A Envemo freqüentemente aumentava a cilindrada para 1.600
cm³, elevava a taxa de compressão obrigando o uso da gasolina azul de então, e
assim por diante.
Uma dessas modificações foi em um Chevette 1974, que foi
exposto no Salão do Automóvel em 1974. O
que ele tinha de especial, (além do kit com as caixas de roda alargadas com abas
lembrando um estilo rali, e o spoiler dianteiro), era um comando duplo no cabeçote, chamado “Silpo”.
Sobre o cabeçote Silpo:
Silpo do italiano radicado no Brasil, Silvano Pozzi, que criou um cabeçote DOHC (double overhead camshaft) para o Chevette ao redor de 1979/1980. Ele vinha com dois carburadores Weber verticais de corpo duplo + o cabeçote de duplo comando, com as exóticas palavras “Silpo” e “Bi-albero” (da expressão italiana “bi-albero di came a testa”, (duplo comando de válvulas no cabeçote).
Silpo do italiano radicado no Brasil, Silvano Pozzi, que criou um cabeçote DOHC (double overhead camshaft) para o Chevette ao redor de 1979/1980. Ele vinha com dois carburadores Weber verticais de corpo duplo + o cabeçote de duplo comando, com as exóticas palavras “Silpo” e “Bi-albero” (da expressão italiana “bi-albero di came a testa”, (duplo comando de válvulas no cabeçote).
O acionamento dos comandos é feito por correia dentada, como
no Chevette, e esta conta com dois esticadores montados numa capa cromada
metálica que serve de proteção para correia e polias, e é fixada ao motor. No
lado da admissão, dois carburadores Weber de duplo corpo, com filtros de baixa
restrição, garantem que não faltará alimentação. A Silpo era a assistência
autorizada da Weber em São Paulo. O resto do motor é normal do Chevette, apesar
da cilindrada ter sido aumentada para 1.600 cm³.
Detalhe: esse cabeçote “Silpo Bi-albero”, tem poucos
registros impressos de seu aparecimento... foi
publicado na seção 'Painel' da revista Quatro Rodas, sob o título
"Uma opção para dar mais potência ao Chevette”, na edição de agosto de
1979.
Depois, o carro apareceu na capa da revista Oficina
Mecânica, em 1987:
Muito pouco se sabe sobre este cabeçote, e é interessante, como um preparador de São Paulo nos anos 70 tenha sido capaz de fazer algo tão interessante e tecnicamente complicado, com recursos obviamente escassos. Cinco cabeçotes foram produzidos. Um foi instalado em um Chevette Hatch, que foi para o sul e lá sofreu um acidente de perda total, seu motor desaparecendo. O segundo é o do carro que conhecemos. Outro motor foi mandado completo para a Envemo, e seu paradeiro é, agora, também desconhecido. Dos outros dois motores, não se sabe absolutamente nada. O que faz este Chevette azul algo filho único de mãe solteira, e já falecida (Silvano Pozzi faleceu em 8/08/07).
O painel é totalmente alterado em relação a um Chevette
normal, em madeira e com o topo almofadado em couro. Onze instrumentos
analógicos, "reloginhos", sendo o velocímetro à esquerda e
conta-giros à direita, com um relógio de menor diâmetro no meio. À esquerda
desses está o vacuômetro em cima de um medidor de pressão de combustível. Na
direita, mais seis instrumentos, três em cima, três embaixo: quantidade de
combustível no tanque, amperímetro, temperatura do óleo, pressão do óleo,
voltímetro e finalmente temperatura da água de arrefecimento:
Roda Scorro modelo Cruz de Malta e freio à disco na
traseira:
Enfim, um carro exclusivo, por ser único, e que pode ser seu.
Ele está à venda no Mercado Livre hoje por R$ 35.000,00
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