quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Caminhões, Ônibus e Vans terão "caixa preta"

Obrigatório há mais de 20 anos, o cronotacógrafo é uma espécia de "caixa preta" de caminhões, ônibus e vans. O aparelho fica embaixo do volante e guarda até a quantidade de freadas. Mas só agora o equipamento vai ser testado e certificado pelo Inmetro.


Ao todo, 270 oficinas mecânicas, no país, foram credenciadas pelo Instituto de Metrologia para instalar o aparelho que depois ganha um selo de qualidade e um lacre. A inspeção é obrigatória em veículos de carga perigosa, transporte de estudantes, de passageiros e caminhões com peso bruto acima de 4,5 mil kg.

Aprovado no teste, o motorista recebe um certificado. O documento vale dois anos e vai ser exigido nas fiscalizações de trânsito e na hora de renovar a licença para trabalhar. Nos primeiros três meses, os motoristas não vão ser multados. Apenas vão receber informações sobre a nova lei.

A tendência é que as gravações no equipamento ajudem a diminuir e a explicar os acidentes nas estradas.

A uns dias atrás fui buscar um carro antigo em Londrina, e por se tratar de um carro fabricado em 1975, não andei a mais de 80km por hora.

No trecho entre Mandaguari e Maringá, logo após o pedágio, quando um veículo me ultrapassava a +ou- 110km por hora um caminhão veio numa velocidade assustadora fazendo com que o motorista que me ultrapassava voltasse rapidamente para a pista da direita.

Pude filmar o episódio...veja abaixo o vídeo:

(Clique no Play)

Alcindo!!!

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