quarta-feira, 4 de julho de 2012

OS PERIGOS DO CEROL


Ventos fortes, céu limpo. O clima desta época é ideal para soltar papagaios (pipas). O problema é que mesmo com muito alerta, tem gente que continua usando cerol. Um descuido que pode transformar uma simples brincadeira em um risco.




O cerol é um material cortante feito de cola, vidro e restos de materiais condutores de eletricidade. Por isso o perigo de usá-lo para soltar pipa, próximo de redes elétricas e de pessoas.




O cerol tem o poder de corte e causa as mesmas lesões de uma lâmina afiada. Os ferimentos, na grande maioria dos casos, são profundos e, se atingir vasos de grosso calibre podem matar instantaneamente.

Números:

A inocente brincadeira das crianças pode virar caso de polícia quando os acidentes na maioria graves, ou fatais acontecem. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Motociclistas (Abram), de cada cem acidentes envolvendo linhas com cerol, 25% são fatais, e 50% são graves ou gravíssimos.





Casos:


-Uma jovem de 25 anos teve os tendões dos pés cortados enquanto atravessava a BR-262, em Cariacica. Ela tinha acabado de descer de um ônibus e tentava chegar do outro lado da pista. Ao passar pelo canteiro central, Dayana Andréia de Oliveira foi surpreendida por uma linha, que continha cerol. Um carro passou, puxou a linha e fez com que ela fosse cortada.


-Balconista de 47 anos voava com paramotor (um tipo de paraquedas motorizado), quando uma linha com cerol provocou um acidente, em Pompéia, a 467 km de São Paulo.
Ele ficou preso em fios de alta tensão, mas não se feriu.
Soares ficou preso na rede de transmissão de energia elétrica.
Além de ficar a mais de 20 metros do solo, o aventureiro corria o risco de sofrer uma descarga elétrica. Pelos fios passam 138 mil volts. Durante o resgate foi preciso cortar o fornecimento de energia em quatro cidades da região por mais de quatro horas.




ALGUMAS IMAGENS DE ACIDENTES COM CEROL:



















Site:

Após sofrer um acidente com uma linha de cerol em 2004, o mineiro Robson Moraes Almeida resolveu explorar o tema e alertar outros motociclistas por meio da conscientização.

Daí surgiu a ideia do site www.cerol.com.br






Além de informações sobre os perigos do cerol, o portal também traz imagens de acidentes com o cortante e a legislação específica para a proibição do artefato em vários Estados brasileiros.




Quer receber dois adesivos da Campanha Nacional “Cerol Não!” para você colar onde quiser?

Veja, é muito fácil:

Você vai gastar em média dois reais para que os adesivos sejam enviados. Basta enviar um envelope selado com seu endereço dentro de outro envelope.
Portanto, são dois envelopes selados. Um deles será utilizado para lhe enviar os adesivos da campanha. Os adesivos são gratuitos, você só paga as despesas de correio.

Faça o seu pedido agora para:


Robson Moraes Almeida
Rua Alexandre Bernardes Primo, 1106 - Centro
Lagoa da Prata – MG
CEP 35590-000

Peça já os seus adesivos! Você estará ajudando a divulgar a campanha!

Os adesivos tem o tamanho de 7 x 7 cm e foram patrocinados, por uma empresa que não quer aparecer!



Devido ao grande número de cartas recebidas com erro, eis um guia rápido para solicitar seus adesivos.

1 - Compre dois envelopes e selos suficientes para podermos enviá-los pelo correio. (Envelopes pré-pagos são muito práticos e facilitam bastante o envio).

2 - No primeiro envelope, coloque o seu endereço no destinatário e o endereço acima (em vermelho) no remetente. Sele se necessário. (Envelopes pré-pagos não precisam de selo). Não cole, nem lacre o envelope, ele precisa estar aberto.

3 - No segundo envelope coloque o seu endereço com o remetente e o endereço acima (em vermelho) como destinatário, sele se necessário. (Envelopes pré-pagos não precisam de selo).
4 - Coloque o primeiro envelope, dentro do segundo, e leve até uma agência dos correios.

5 - Em pouco tempo você receberá o primeiro envelope de volta, junto com os dois adesivos.

---------XXX----------







ALCINDO!!!



Um comentário:

  1. (COMENTÁRIO RECEBIDO POR ANÔNIMO):

    Essa semana quase tive meu pescoço degolado por uma linha.Dois dias depois tive uma discução com um garoto de 16 anos que soltava pipa na beira de uma pista de alta velocidade.Acabei tendo uma discussão com esse garoto,e por pouco não perco a cabeça,e cometo um crime,de tão nervoso que fiquei vendo ele soltar pipas na beira de uma pista.a alguns dias passado outro colega perdeu um dedo com linha de cerol,e um outro conhecido,teve o pescoço cortado,isso tudo no intervalo de dez dias.
    Onde acabei achando essa pagina,em que eu procurava fotos pra mostrar para o pai desse garoto que quase cortou meu pescoço.
    Muito boa a matéria,mas horripilante nas imagens.

    ResponderExcluir

Dê sua opinião.