terça-feira, 11 de novembro de 2008

Bate-volta entre São Paulo e Londrina/PR

Na madrugada de um dia útil, 20 motos acima de 600cc, fazem um bate-volta entre São Paulo e Londrina/PR


Vimos conhecendo motociclistas de tudo quanto é tipo, todos vão para as estradas com suas motos, cada qual com seu estilo. Uns gostam de acelerar forte suas máquinas e irem para locais próximos, outros rodam mais tranquilos e vão para lugares distantes. Alguns fazem o chamado Iron Butt (rodam grande quilometragem em curto espaço de tempo). Muitos mesclam todos os estilos e por ai vai.


Na madrugada que o Barack Obama venceu as eleições para a presidência dos EUA, 20 amigos motociclistas integrantes do Carpe Dien Moto Turismo, todos pilotando motos acima de 600cc, por volta das 05hs da manhã, partiram do primeiro posto da Rodovia Castelo Branco para um bate-volta de mais de 1060km, entre a capital de São Paulo e Londrina/PR.


A missão foi cumprida. O desafio vencido. Saíram de São Paulo, almoçaram em Londrina/PR e voltaram para a capital paulista a tempo de curtirem um happy-hour no bar de encontro semanal do grupo de motociclistas.


Amigos motociclistas que realizaram o bate-volta de 1060km.



Quantas e quais motos foram para o passeio de bate-volta entre a capital paulista e Londrina/PR?


Foram 20 motos no total, todas acima de 600cc e vários modelos, tais como: Yamaha Drag Star, Boulevard 1500, V-Strom DL 1000, BMW´s, Bandit 1250cc, Honda Goldwing 1800cc, Harley Electra Glide, Suzuki Srad 1000, Tiger 900cc, Marauder 800cc e outras.




E como foi o planejamento de vocês para o passeio?


Duas semanas antes começamos a trocar e-mails entre os convidados. Como fomos no meio da semana útil, todos precisaram de se organizar em seus trabalhos, para fugir da rotina. Os participantes, dentro do Carpe Dien Moto Turismo, são chamados de "Vagabutters", uma expressão que define o conceito de se rodar durante dias úteis por grandes distâncias. A idéia é deixar a rotina do trabalho para trás por um dia.




Qual a faixa etária dos motociclistas participantes?


Dessa vez, tinham motociclistas jovens na casa dos 30 anos, mas a maioria entre 40 e mais de 50 anos, dentre profissionais liberais, executivos e empresários. "Todos Vagabutters por um dia".




Qual a velocidade média de cruzeiro que vocês rodam para cumprir um bate-volta como esse?


O grupo foi dividido em 2, um com motos custom (menor autonomia e velocidade) e com motociclistas que aceleram menos e outro com outros tipos de motos e com pilotos que aceleram mais. Os grupos rodaram entre 130 e 150km/h em velocidade de cruzeiro, com esticadas que batiam o "VDO" das motos.


É preciso todo um planejamento de abastecimento, para que as motos não tenham pane seca, pois cada modelo tem sua autonomia e na alta velocidade que rodamos, o consumo de combustível é maior.




E qual o perfil dos motociclistas que participaram do passeio?


Pilotos que rodam de moto há vários anos, com larga experiência em viagens de moto. É preciso gostar muito de moto na estrada, para ir da capital paulista até Londrina/PR e voltar no mesmo dia. É uma experiência única, cansativa, mas que "lava a alma motociclística" daqueles que a fazem.


Vale dizer, que todos tinham o roteiro da viagem impresso e liberdade em rodar conforme sua consciência, mas ao final todos foram e voltaram juntos, sem nenhum problema ou quebra.


E o que vocês chamam de "lavar a alma motociclística"?


Fizemos um passeio de pouco mais de 1060km num único dia, onde vivenciamos sol, chuva, fortes aceleradas e brincadeiras com os amigos. Quando chegamos em casa, embora super cansados, nos sentimos realizados em ter feito um passeio diferente daqueles que estamos mais acostumados. Este tipo de passeio é um desafio.


Não é toda hora que rodamos mais de 1000km num único dia, principalmente em dia de semana. Quebrar a rotina de trabalho num evento como esse é inesquecível!




Recomendação: esse tipo de viagem requer determinada experiência em viagens de moto e alta velocidade de cruzeiro. Não é recomendável que se faça esse tipo de viagem sem ter esse costume e habilidade. Respeite o seu limite e o da sua moto, sempre.


Site do Carpe Dien Moto Turismo - http://www.carpedien.org.br/



Entrevista: Policarpo Jr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião.