terça-feira, 11 de novembro de 2008

O Motociclismo na hora da verdade!!!

O Motociclismo na Hora da Verdade


É sempre muito difícil enfrentar o que nós chamamos de "A hora da verdade". É difícil, porque sabemos que algumas coisas săo reais, indiscutíveis e nós năo podemos esconder, fugir ou postergar acontecimentos. Temos que ter o discernimento suficiente para aceitar estas coisas e nos prepararmos para enfrenta-las da melhor forma possível.

Quando optamos por pilotar uma motocicleta, imediatamente assumimos o convívio permanente com a fatalidade e uma única coisa devera nortear nossos caminhos: A CERTEZA DE QUE UM DIA VAMOS CAIR.

Esta é infelizmente a verdade indiscutível de quem pilota motocicletas.

Nós podemos ter como piloto,um dia de experięncia , como podemos ter 30 anos, podemos ter ou năo cursos de conduta, podemos evitar pilotar na chuva ou na neve ou enrolar o cabo, evitar também andar no corredor dos carros, năo beber, năo pilotar com a cabeça nas preocupaçőes do dia a dia, etc, etc, etc, mas, mesmo assim devemos ter a certeza que um dia nós iremos ao
chăo.

E, porque isso acontece ? Difícil dizer, mas, acho que vocęs já ouviram isso: Se motocicleta fosse feita para năo cair teria 4 rodas... Verdade ? Parcial verdade...

O que na verdade faz com que os acidentes aconteçam săo as açőes que independem de nós , muito mais do que aquelas que dependem de nós.
Para aquelas açőes que dependem de nós, temos o controle absoluto e podemos pilotar procurando reduzir a quase zero a possibilidade de cair ou sofrer um acidente. Podemos fazer treinamentos, podemos evitar beber ao pilotar, usar sempre capacete e roupas apropriadas, podemos andar devagar, ultrapassar com segurança, evitar finalmente qualquer condiçăo de pilotagem perigosa.

Isso praticado, voce terá uma condiçăo segura, isso, se o seu emocional năo superar sua razăo. Isso quer dizer, suportar as "fechadas" dos carros sem perseguir o idiota, resistir a adrenalina da velocidade, năo praticar exibicionismo, etc,etc,etc.

O perigo real entăo irá estar nas açőes que NĂO DEPENDEM DE NÓS !

Săo na verdade essas açőes que se traduzem nas reais situaçőes de perigo aos motociclistas. As açőes que independem de nossa vontade năo săo somente as "barbeiragens e abusos de outros motoristas". Săo as intempéries, as falhas mecânicas, e principalmente "A FATALIDADE".

A fatalidade é algo que năo depende de nós, porque ela simplesmente acontece. É o que querem dizer que aconteceu porque vocę estava no lugar errado na hora errada.

É fácil definir a fatalidade, é aquela repentina mancha de óleo que aparece no meio de seu caminho, é o cavalo atravessando a estrada na sua frente, é o acidente acontecendo exatamente quando vocę passava, etc.
Eu tenho uma experięncia pessoal que define muito bem a fatalidade:
Pilotando minha moto, um pássaro atravessou voando a minha frente chocando-se violentamente no meu peito. Segundo meu amigo matemático:
Uma possibilidade de acontecer isso de 1 para 300.000.
Aprendi várias coisas na minha tentativas de driblar a fatalidade, e nós năo podemos evitar a fatalidade, mas sim conviver com ela.

Voces devem lembrar-se de uma coisa muito importante !

"EXISTEM ALGUNS SEGUNDOS DE PERFEITA LUCIDEZ QUE PRECEDEM AS QUEDAS E OS ACIDENTES"

Assim, durante este curto intervalo pratique o enumerado abaixo:

- Năo poupar a moto. Se vocę perceber que o acidente é iminente pense somente em vocę. Năo se preocupe com a sua moto, lembre-se que seu corpo é mais importante que a maquina, assim se voce năo pode salvar ambos ao mesmo tempo. Escolha voce !

- Faça uma analise rápida do ambiente a sua volta. Opte por cair em lugares onde o "estrago" seja o menor possivel ex. grama, terra, lagos, rios, mata, etc.

- Năo se apavore. Use os segundo preciosos antes do acidente para preparar sua queda.

- Se tiver que fazer escolhas ,use estas 10 regras e opte por cair em:

1. lugares onde năo tenha impacto com pessoas;
2. locais de fácil resgate. Evite locais do tipo Ex. abismos, barrancos, etc
3. obstáculos com impacto indireto . Evite sempre o impacto frontal.
4. locais onde consiga manter a dirigibilidade
5. locais năo confinados (torna difícil o resgate)
6. locais com baixo risco de inflamabilidade.Evite postos de gasolina e caminhőes de combustível.
7. locais de baixo trafego (acostamentos, calçadas, etc)
8. cair em lugar que a moto năo possa cair sobre vocę ex. escadas,subidas etc .
9. Se algum animal atravessar seu caminho e o impacto năo for evitável procure năo cair na via de rolamento. Se isso năo for possível, role no chăo imediatamente para o acostamento.
10. Evite fechar os olhos e rezar . Por mais que voce pense que isso ajuda nestas horas, voce deve usar todo seu tempo lúcido para achar formas concretas de sair das situaçőes de perigo.

- Năo queira vingança. Coisas do tipo, eu vou, mas ele vai também, só pioram as coisas e năo resolvem nada.

- Alerte seu garupa ante um acidente iminente, mas năo procure salva-lo da queda, se concentre em vocę. É preferível ter só um arrebentado do que dois. Lembre-se que a melhor e mais segura condiçăo é pilotar sem garupa, pois voce poderá se concentrar 100% em voce. Mas, ao pilotar com garupa, lembre-se sempre de orienta-lo de como proceder ante a possibilidade de acontecer um acidente.

- Ante um perigo iminente, use sua mente para buscar formas de sair o mais ileso possível do acidente: Năo pense na măe, nos filhos, na casa bonita, na mulher, etc. Se concentre em sair o menos quebrado possível.

A hora da verdade deve estar muito clara para nós motociclistas. Nós devemos eliminar todas as açőes de risco que dependam de nós, e ainda assim, em algum dia ou em algum momento, temos que aceitar que UM DIA VAMOS CAIR !

Assim, vamos nos preparar para isso com dignidade, e, assim como sabemos que um dia vamos todos morrer, vamos nos conscientizar para o fato que um dia todos nós vamos cair.

E, quando este dia chegar, vamos torcer por um mal menor, vamos agradecer por ainda estar vivos e inteiros e que nosso restabelecimento seja breve e novamente estejamos estar prontos a pilotar novamente.

Fonte: Não tenho o nome do autor, recebi esse texto por e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião.