segunda-feira, 24 de novembro de 2008

União aponta cidades como pólos estratégicos

Um estudo do Ministério do Planejamento (MP) apontou a cidade de Cascavel como um dos possíveis 20 sub-pólos estratégicos brasileiros, entre os mais de cinco mil municípios do País.


A escolha leva em conta critérios geográficos, históricos, econômicos e sociais, após análise do potencial produtivo das regiões.

Além de Cascavel, outros quatro municípios paranaenses também são citados na lista do Ministério do Planejamento como cidades importantes para o desenvolvimento do Brasil. São as cidades de Guarapuava, Londrina, Maringá e Ponta Grossa.

O estudo sugere que esses sub-pólos poderão contribuir para a integração interna do Brasil, reduzindo as desigualdades regionais e sociais, além de melhorar a inserção internacional do País, além de diminuir a pressão sobre Curitiba e Porto Alegre, consideradas os principais pólos de serviços na região Sul.
Os pólos levantados no estudo são identificações de regiões urbanas que podem ajudar a fazer a descentralização do desenvolvimento nacional.

Segundo explicou o ministro Paulo Bernardo, "o estudo objetiva desconcentrar a atual concentração de serviços nas capitais, ofertando uma gama de serviços nessas novas cidades pólos e sub-pólos, para que os deslocamentos dentro do território se dêem de forma desconcentrada".
Para que esses sub-pólos passem a atender, de fato, à idéia de descontração sugerida pelo estudo, o Governo Federal pretende investir, em média, R$ 11,4 bilhões por ano.

O Ministério do Planejamento encomendou o material para fornecer subsídios à elaboração do atual Plano Plurianual (PPA) 2008-2011 e também ser uma fonte de informação para que os próximos governos elaborem seus PPAs.
O Estudo da Dimensão Territorial para o Planejamento sugere também investimentos na indústria papeleira paranaense.
Deverão ser investidos recursos da ordem de R$ 2,2 bilhões para a ampliação da produção de papel, passando das atuais 700 mil toneladas para 1,1 milhão de toneladas de papel e papel-cartão.
Realizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, o mapeamento sobre o uso do território brasileiro traça um complexo panorama sobre o País, do ponto de vista geográfico, histórico, econômico e social. O estudo traz perspectivas sobre o Brasil com projeções até o ano de 2027.



Cidades pólos paranaenses, segundo relatório do Ministério do Planejamento.

Fonte: Bonde News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião.