sábado, 11 de setembro de 2010

Posição correta do Retrovisor

Os veículos novos vendidos no país, já vêm equipados com três espelhos retrovisores. Mas por quê três? Simples e óbvio: o espelho interno central para enxergar diretamente o tráfego atrás do seu veículo e os laterais para enxergar o tráfego das pistas laterais.





São nos espelhos laterais que estão o maior erro de utilização. A grande maioria dos motoristas posicionam os espelhos laterais de modo a enxergar a lateral do veículo e o tráfego atrás do mesmo.

A posição à 90º é muito pouco utilizada e, por incrível que pareça, isto é causador de muitos acidentes


Existem pelo menos mais 5 bons motivos para manter os espelhos à 90º:

- Você não precisará olhar sobre seus ombros (embora não seja uma má idéia);

- Você dará apenas uma rápida olhada no espelho para ver o ponto cego (sem ter que olhar sobre os ombros e perder alguns segundos da visão à sua frente);

- Ao olhar pelo espelho você manterá a atenção no que está à sua frente;

- Você terá uma visão de 360º do veículo, incluindo os pontos cegos dos espelhos.

- À noite, os faróis de quem vem atrás de você não refletirão em todos os espelhos ao mesmo tempo.

Vale lembrar que muitos espelhos são levemente convexos (curvados) o que aumenta ainda mais a visão perimetral, mas alteram a percepção de distância, fazendo com que os outros carros pareçam estar mais longe do que realmente estão. Além de mais segurança, esta posição dos espelhos a 90º também oferece mais comodidade. Pode demorar um pouco para acostumar-se com a nova posição dos espelhos, mas em nome da segurança, persista um pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião.