Roda Raiada, muito utilizada ainda. (Essa é de uma CB400).
-A maioria das motocicletas, hoje em dia, possui rodas raiadas. Exceto em casos especiais, a maioria das motos na rua possui rodas com raios em vez de rodas de liga leve.
As rodas com raios são bastante difíceis de manter limpas, e requerem ajustes constantes, pois os raios tendem a se soltar.
Os aros raiados foram feitos para utilização com câmaras de ar, como era o costume de antigamente.
Isto não ocorre com os pneus sem câmara, que por terem estas vantagens, tomaram o lugar dos pneus com câmara.
Porém, se forem usados em rodas raiadas, tem a desvantagem de terem vazamentos de ar pela conexão dos raios.
As rodas raiadas modernas possuem um adesivo selante na parte interna, o que impede que o ar vaze por ali.
Porém, este selo pode se romper, ao ajustarmos os raios rotineiramente.
Recomenda-se uma revisão do selo, se o pneu estiver perdendo muita pressão.
Mas se você possui rodas raiadas antigas, que foram feitas para uso com câmaras de ar, e colocar um pneu moderno nela, não vai ter como manter este pneu cheio.
Então, ou você usa uma câmara, com os inconvenientes que ela possui, ou troca esta roda por uma mais moderna, ou manda selar o aro internamente.
Alguns automóveis também utilizam rodas raiadas...
Como é o caso deste Ford Fairlane da década de 60...
Que eu fotografei no Encontro de Antigos de Nova Esperança
em Novembro passado.
-A maioria das motocicletas, hoje em dia, possui rodas raiadas. Exceto em casos especiais, a maioria das motos na rua possui rodas com raios em vez de rodas de liga leve.
As rodas com raios são bastante difíceis de manter limpas, e requerem ajustes constantes, pois os raios tendem a se soltar.
Os aros raiados foram feitos para utilização com câmaras de ar, como era o costume de antigamente.
Acontece que pneus com câmaras tem alguns problemas específicos:
- Estes pneus, quando furados, às vezes explodem. Isto é perigoso.
- Estes pneus, quando furados, não podem ser reparados na estrada, com um spray selante.
Isto não ocorre com os pneus sem câmara, que por terem estas vantagens, tomaram o lugar dos pneus com câmara.
Porém, se forem usados em rodas raiadas, tem a desvantagem de terem vazamentos de ar pela conexão dos raios.
As rodas raiadas modernas possuem um adesivo selante na parte interna, o que impede que o ar vaze por ali.
Porém, este selo pode se romper, ao ajustarmos os raios rotineiramente.
Recomenda-se uma revisão do selo, se o pneu estiver perdendo muita pressão.
Mas se você possui rodas raiadas antigas, que foram feitas para uso com câmaras de ar, e colocar um pneu moderno nela, não vai ter como manter este pneu cheio.
Então, ou você usa uma câmara, com os inconvenientes que ela possui, ou troca esta roda por uma mais moderna, ou manda selar o aro internamente.
Lembrando que as rodas raiadas, por terem o aro de aço, são mais resistentes a impactos, ou seja; Enquanto uma roda raiada amassa ao bater em um buraco ou uma pedra, a roda de liga leve pode quebrar...
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