A média diária de carros furtados ou roubados no ano passado em Londrina, é de 136 veículos por mês.
Em 2008 a média apurada pela Polícia Civil foi de 4,5 veículos subtraídos por dia.
Por isso, muitas pessoas têm recorrido à negociação com os ladrões para reaver o carro ou moto.
Muitos ladrões 'preferem' negociar diretamente com a vítima do que encaminhar o veículo furtado ou roubado para desmanches ou para receptadores, porque é muito mais fácil e lucrativo.
A Polícia não tem estatísticas oficiais de quantas vítimas aceitam negociar com quem roubou sua moto ou seu carro. Inclusive, existem alguns programas de rádio e TV permitindo esse comportamento: as pessoas oferecem recompensa, mas isso é muito perigoso e incentiva o crime, e as pessoas acabam se expondo a outros ladrões que não aqueles que roubaram seu veículo.
A polícia não recomenda este tipo de comportamento, e avisa que a negociação direta com o bandido e o pagamento do 'resgate' ou de 'gratificação' é um incentivo aos assaltos e também pode representar risco para as vítimas.
Segundo informações da Polícia Civil de Londrina, cabe às vítimas pôr fim a essa situação, pois cerca de 68% dos veículos subtraídos em Londrina são recuperados
No começo deste mês a Polícia prendeu mais de 10 pessoas que faziam parte de uma quadrilha especializada em roubar veículos e pedir resgate, (essas prisões ocorreram em 5 e em 13 de fevereiro).
Fonte de pesquisa: Bonde News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião.