terça-feira, 28 de outubro de 2008

As cinquentinhas estão de volta


As cinquentinhas estão de volta
A escolha certa para quem quer trocar o ônibus ou a bicicleta por um veículo próprio
Elas não passam de 50km por hora. São leves, práticas e ganham cada vez mais espaço nas ruas da cidade. As chamadas cinquentinhas conquistam os consumidores pelo preço acessível, baixo consumo de combustível e facilidade de andar no trânsito do Recife. Custam a partir de R$ 2.790 e boa parte das revendas ainda facilita com parcelas, financiamentos ou consórcio.
Na marca chinesa Traxx, o modelo Star 50 é o carro-chefe. Com um design simples, porém mais completa, a moto é leve, possui câmbio de quatro velocidades e embreagem semi-automática. Esse modelo possui dispenser dianteiro (porta-objetos), painel e partida elétrica. "A proposta dessa moto é oferecer um produto eficiente com preço popular para as pessoas que nunca tiveram veículo e antes andavam de ônibus ou bicicleta", afirma o gerente da Prática Motos, Simério Alberto. A economia é o principal apelo da Star 50, que faz até 60 quilômetros com apenas um litro de gasolina, segundo a Traxx.
O modelo XY 50Q da Shineray segue a mesma linha. Essa cinquentinha conta com bagageiro central e câmbio de quatro marchas. A ignição CDI e o indicador digital de marchas completam a moto. Mesmo simples, esse veículo de duas rodas satisfaz as necessidades básicas de um motorista como o auxiliar financeiro Eduardo José da Silva. Inicialmente, ele comprou a moto para a esposa Eliane, mas, com medo, ela não conseguiu usar. Eduardo, então, passou a utilizá-la mais no dia-a-dia, para ir de casa para o trabalho e para a faculdade. "Estou satisfeito com esse modelo, pois é econômica e prática no trânsito daqui", fala.
Quanto a regulamentação, o uso do capacete é indispensável para garantir a segurança. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) informa que para transitar nas vias, em Pernambuco, a moto deve ser licenciada anualmente pelo órgão executivo de trânsito do Estado (Detran/PE), com documentação semelhante aos demais veículos.
Infelizmente as concessionárias repassam que não é necessário o emplacamento. No Código de Trânsito Brasileiro consta que todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semi-reboque deve ser registrado. Segundo os lojistas, o artigo não é claro, pois, os modelos de 50cc são ciclomotores a combustão e não se encaixam nessa solicitação.



Casal Eliane e Eduardo José da Silva satisfeito com a economia da motoca





Fonte: Diario de Pernambuco - Caderno Carro & Moto

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