O novo modelo CB 600F Hornet (vespa em inglês) custou para sair da toca. Lançada em 1998 na Europa, só voou para o Brasil no fim de 2004. Porém, enquanto do outro lado do Atlântico o modelo ia passando por sucessivas atualizações de estilo e técnica, inclusive substituindo o carburador pela injeção eletrônica, a nossa Hornet permanecia com o pé no passado, sem alterações.
Escape curto e baixo centraliza as massas, mas é mais vulnerável
Andando:
Na estrada, em um percurso de Campinas a Belo Horizonte, pelas rodovias duplicadas Pedro I e Fernão Dias, a nova Hornet 600 mostrou seu lado esportivo. O piloto fica levemente curvado para a frente e com as pernas encaixadas nos ressaltos do tanque e ligeiramente flexionadas, pronto para atacar as curvas.
O motor tem bastante fôlego para manter uma velocidade de cruzeiro, em torno dos 140 km/h (ou mais), mesmo sem o conforto de uma carenagem aerodinâmica, em sexta marcha, quase sem necessidade de cambiar, embora a vibração incomode, adormecendo as mãos.A suspensão dianteira invertida, com tubos de 41 mm e 120 mm de curso, funciona melhor em pisos sem irregularidades.
A suspensão traseira, mono, com 128 mm de curso, pode ser facilmente regulada para o peso e tipo de utilização.
Na cidade, a nova Hornet surpreende pela agilidade e razoável diâmetro de giro do guidão, que permite fluir pelo trânsito, ouvindo o belo som do escape.
O freio, com dois discos de 296 mm na dianteira e um de 240 mm na traseira, é preciso até ser exigido esportivamente, quando apresenta uma ligeira fadiga. Por outro lado, existe a opção do sistema ABS e CBS (distribuição da carga nas duas rodas).
O modelo sem ABS pesa 173 kg e tem preço sugerido em Belo Horizonte de R$ 33 mil. O modelo com ABS pesa 177 kg e tem preço sugerido de R$ 36 mil.
Jornalista: Téo Mascarenhas
Fonte: Moto Tour
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