A Honda apresentou o sistema de comunicação automática de veículo para veículo (V2V) para o "Car 2 Car", Consórcio de Comunicações em Dudenhofen, na Alemanha.
O sistema da Honda é projetado para alertar o piloto de uma moto ou o motorista de um carro sobre erros de percepção de distância e velocidade, ou mesmo um momento de desatenção, que possa resultar em uma colisão.
O sistema baseia-se na tecnologia GPS e prevê a troca constante de informações de localização entre veículos de tal forma que, se o sistema calcular que há uma proximidade muito grande entre veículos ou uma rota de colisão, uma luz e sinal sonoro serão acionados acima do painel de instrumentos da moto avisando o condutor.
Segundo o instituto de Estudo Aprofundado de Acidentes de Motocicletas da Europa, 35% dos casos de acidente com motos se dão por colisão com carros. Este estudo ainda constatou que 88% dos acidentes tem o erro humano como causa por falha de percepção, não ter visto o outro veículo, falha de compreensão, viu outro objeto, mas não o identificou como outro veículo, e falha de decisão, viu o outro veículo, mas não soube ou não conseguiu agir a tempo.
O sistema é capaz de apoiar o piloto de moto mesmo em condições em que a percepção humana pode não ser suficiente, como em situações de chuva, pesada neblina, pouca iluminação e em cruzamentos nos quais não se tem visibilidade do veículo que vem em sentido perpendicular.
A sinalização dada pelo sistema da Honda não interfere no ato de dirigir e é resultado de pesquisas da fábrica japonesa de mais de uma década.
O aviso sonoro para o motociclista é dado por um link Bluetooth entre a moto e o capacete. Nos carros, os motoristas recebem estas informações de alerta por meio dos navegadores GPS.
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