quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

CADASTRO DE ACIDENTES E REEXAME DO CONDUTOR (Leis Novas).

Olhaí....pra quem não sabe 2009 terá algumas novas regras de trânsito....:

A partir 1º de julho deste ano, quando o motorista condenado por crime de trânsito ou considerado responsável por acidente grave terá suas habilidades motoras e técnicas reavaliadas pelo Detran.

De acordo com resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), os condutores enquadrados em processo administrativo aberto pelo Detran no momento do acidente terão de refazer os exames de direção em via pública, legislação de trânsito e primeiros socorros, além de testes de aptidão física, mental e avaliação psicológica.

"IMPEDIDO DE DIRIGIR"

Motorista que for enquadrado vai receber uma notificação, em prazo ainda a ser definido, e deverá entregar sua carteira de habilitação ao Detran no prazo máximo de 48 horas. Pelo período do processo, ficará impedido de dirigir.

Será então marcada data para que um juiz decida se o condutor foi responsável pelo acidente. Em caso negativo, recebe a carteira de volta.

Caso seja responsabilizado, terá de ser aprovado nos exames e testes para ter uma nova habilitação, mantendo-se o número do registro.

"CADASTRO DE ACIDENTES"

A partir do dia 1º de agosto de 2009, será possível identificar carros, motos e outros veículos envolvidos em acidentes e que voltaram às ruas sem condição de circulação.

Os automóveis terão um cadastro no Detran (Departamento Estadual de Trânsito) que apontará se sofreram ou não algum tipo de colisão e em que peça.

O objetivo é aumentar a segurança da frota e permitir que o consumidor consulte o histórico de um veículo antes de comprá-lo.

Fonte: Tribuna do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião.