quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Morte por raio sobre duas rodas

Um levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostra que no ano passado o número de mortes por raios foi o maior de toda a década. Só no estado de São Paulo, 20 pessoas morreram.



Inédito, o levantamento feito pelo Inpe revela que em São Paulo a chance de ser atingido por um raio é de uma em dois milhões, 25 vezes maior do que a de ganhar na loteria.

Em 2008, o fenômeno La Niña, que resfria as águas do Oceano Pacífico, aumentou o número de tempestades, o que também deve ocorrer nesse ano.

Um ano depois do acidente, o motorista Lourival Carlos ainda se lembra com clareza do momento em que um raio matou dois amigos deles.

Eles preparavam o avião para pulverizar uma plantação numa fazenda em Valparaíso, a 570 km da capital, durante a chuva forte. Havia muitos raios.

Os dois amigos se esconderam debaixo da asa do avião e foram atingidos. Carlos correu para o caminhão e foi o único a sobreviver.

De cada dez mortes por raios, duas ocorrem perto de meios de transporte.

Dentro de carros, ônibus ou aviões as pessoas estão seguras, mas do lado de fora e, principalmente, sobre duas rodas, em motos ou bicicletas o risco é maior.

“O raio tem uma tendência a se aproximar de objetos metálicos, desde que eles sejam grande. Em cima de uma moto não porque os pneus são de borracha que vão proteger”, disse Osmar Pinto Júnior, do Inpe.

E todo mundo conhece aquele ditado popular que diz que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Isso não é verdade.

Segundo os especialistas, o mesmo lugar pode ser atingido várias vezes durante uma tempestade.

Sendo assim, é bom tomar cuidado.
.
PESQUISEI SOBRE O ASSUNTO E PASSO ABAIXO ALGUMAS MEDIDAS DE SEGURANÇA:

Como nem sempre se pode contar com a proteção de uma pára-raios é conveniente saber que, durante uma tempestade:

-É extremamente perigoso ficar em espaços abertos, praias, botes, topo de elevações (morros) e embaixo de árvores, segurar objetos metálicos longos, varas de pescar, etc.

-É também perigoso estar próximo a postes e linhas de rede elétrica, cercas metálicas, varais de roupas, num carro com a porta ou a janela aberta, sobre um cavalo ou um trator, uma motocicleta ou bicicleta, dentro de casa frente a uma janela aberta;

-O refúgio mais seguro é uma construção sólida protegida com pára-raios, grandes prédios sem pára-raios, automóveis com janelas fechadas, cavernas, um grupo de árvores (bosque);

-Dentro de casa: afaste-se de objetos metálicos, janelas, portas abertas; não fale ao telefone, não tome banho, desligue aparelhos elétricos das tomadas;
.x.
-Em muitas ocasiões, durante uma tempestade, uma pessoa pode sentir que vai ser atingida por um raio, porque a pele começa a formigar e os pelos do corpo se eriçam. Se isto acontecer, não deite no chão, apenas se agache, assumindo a posição de segurança mostrada na ilustração. Se houver um grupo de pessoas, elas devem se espalhar rapidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião.