Estou fazendo aqui no meu blog uma pequena homenagem a essa cidade que amo de coração:
Sobre a cidade:
Importante pólo de desenvolvimento regional, Londrina exerce grande influência sobre todo o Paraná e região Sul. Com uma população estimada de 505.184 habitantes (IBGE/2008), é a segunda cidade mais populosa do Paraná e a terceira mais populosa da região Sul do Brasil.
Economia:
A agricultura continua a ser fundamental para Londrina, apesar de sua importância ter diminuído nos últimos anos. A atividade agrícola diversificou-se e, além do café, hoje se plantam milho, trigo, algodão, rami, feijão, amendoim, arroz, cana-de-açúcar, soja, frutas e hortaliças.
Setor Industrial:
Para fomentar o crescimento industrial e comercial a cidade está se equipando para dar suporte as novas e atuais empresas, com a implantação do Terminal de Cargas Alfandegárias (Porto Seco), novos condominios industriais, Aeroporto Internacional, Parque Tecnológico e diversos incentivos a indústria.
Principais indústrias:
Dixie Toga, Itap-Bêmis, Atlas-Schindler, Cacique Café Solúvel, Milenia Agro Ciências, Allvet Química, Lavanderia Clarear, Hussmann Thermoking e Ingersoll-Rand.
O complexo industrial londrinense, segundo dados da Secretaria de Planejamento do Município (2002), é constituído de 3.107 indústrias de diversos setores.
Londrina destaca-se atualmente pelo setor de comércio e prestação de serviços.
Possui uma das maiores universidades do Paraná – a Universidade Estadual de Londrina –, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e outras faculdades e universidades privadas. Conta também com vários hospitais, restaurantes, bares e lojas.
Esquina do atual Edif.Julio FugantixPosto Saúde (início da R.Souza Naves).
Colégio Londrinense
Meu avô materno (Italiano) foi colonizador de Londrina, era pedreiro, seu nome era: Bassiano Spoladore.
Meu avô paterno (Português) era sapateiro, também colonizador de Londrina, seu nome era; José das Neves, fez muitas botinas para o Sr. Celso Garcia.
Desde aquela época já se fazia piadas de português, e o Sr. Celso brincava com meu avô dizendo que ele era "português" mesmo, porque fazia as botas muito duráveis, nunca estragavam, então o cliente comprava uma vez só....
Aqui estou no gramado do Lago Igapó, ano 1983.
Aqui estou na Av. Harry Prochet, ano 1986.
Aqui no alto da Av. Harry Prochet, o centro da cidade ao longe.
Lago Igapó-1987
Av.Leste Oeste, trecho recém inaugurado, entre Jd.Shangri-lá e Jd. do Sol - 1989
Eu tinha apenas 13 anos quando tirei essa foto ao lado do Charger R/T.
3 anos mais tarde iniciei meu primeiro emprego na Transparaná S/A, administrada na época pelos irmãos Marcos e Fernando Prochet
Desfile de 7 de Setembro pelo I.E.E.L. - 1981, onde cursei o 2º grau, um ano mais tarde, em 1982 entrei na U.E.L. com apenas 16 anos de idade.
Na foto de cima U.E.L. centro da cidade ao fundo.
Na foto de baixo, lago Igapó - 1987
Aqui joguei muito Volleyball exatamente no local onde hoje está o anfiteatro, (a repórter Solange Riuzim da Rede Globo era minha companheira de Volley todos os dias aqui no Zerão). Andei muito de bicicleta, é claro que nos idos de 1979,1980/81/82...quando era permitido andar de bicicleta aqui no Zerão....
Igapó Lake:
Aqui passei muitas horas com os amigos pescando Lambari pra passar as horas e nossa diversão maior era nos equilibrarmos com as bicicletas nas bordas do lago....essa época Londrina não tinha tanta violência e as mães não tinham tanta preocupação com os filhos soltos nas ruas......Londrina foi assim um dia.....pouquíssima violência.....década de 70 até início dos anos 80.
Foto tirada da janela do Edif.Jennifer, rua Paes Leme, próx. a Super Quadra Tupã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião.