Quando vou a Curitiba ou a Santa Catarina uso a Rodovia do Cerne, em vez de ir pela BR-376.
Gosto dessa estrada pela tranquilidade, e pela paisagem, principalmente na região de São Jerônimo da Serra, local onde tirei a foto abaixo voltando de Itapoá-SC:
Subida da Serra-São Jerônimo da Serra
Como nos próximos dias muita gente vai descer ao litoral, estou postando aqui alguns detalhes dessa rodovia:
A Rodovia PR-090 é uma estrada pertencente ao governo do Paraná que liga a cidade de Curitiba até a PR-170, em Alvorada do Sul, a aproximadamente 3 km da divisa com o Estado de São Paulo.
Esta é uma das rodovias mais tradicionais do Estado, também conhecida como Rodovia do Cerne. É denominada de Rodovia Engenheiro Angelo Ferrario Lopes.
"É uma via que tem uma importância enorme para a economia do Paraná.
Além de facilitar a ligação entre do Norte do Estado com a Região Metropolitana de Curitiba, é uma opção para os motoristas que não querem trafegar pela rodovia pedagiada (BR-376)”
Histórico:
A Estrada do Cerne foi a principal obra da década de 1930, época em que foi considerada “a maior rodovia que se construiu no Paraná em todos os tempos”.
Faz a ligação entre o Sul e o Norte do Estado, passando por diversos municípios, entre eles Curitiba, Campo Magro, Piraí do Sul, Ventania, São Jerônimo da Serra, Jataizinho, Bela Vista do Paraíso e Alvorada do Sul, já na divisa com São Paulo.
Durante vinte anos, foi o principal corredor de escoamento da produção cafeeira do norte do Estado, que a partir de sua construção passou a ser exportada prioritariamente pelo Porto de Paranaguá, ao invés do Porto de Santos.
Os reflexos da via na região de sua zona de influência foram imediatos.
Três grandes empreendimentos industriais foram erguidos ao longo e nas imediações da nova estrada: uma indústria de papel, a exploração em grande escala do carvão paranaense em Figueira e a usina de açúcar em Porecatu, que atraíram capitais paulistas sob o estímulo das facilidades criadas pelo interventor Manoel Ribas.
O Paraná não só cresceu como celeiro agrícola e maior exportador de café do Brasil, como também se industrializou a passos largos, transformando o Porto de Paranaguá no mais importante do País.
No início dos anos 60, com a abertura da Rodovia do Café, inteiramente asfaltada entre Ponta Grossa e Apucarana, o tráfego mais intenso deixou de lado a Estrada do Cerne, que começou a perder a importância, juntamente com quase toda a região por ela servida.
Além disso, o deslocamento da fronteira agrícola após saltar o Rio Tibagi e de expandir para o Nordeste e o extremo Oeste provocou e esvaziamento econômico e demográfico da área.
Hoje, com a revitalização da estrada, o governo do Estado pretende voltar a fortalecer a economia da região.
Usei essa estrada a última vez em 2007, e a conservação dela estava muito boa.
Recomendo a quem quiser fazer uma viagem mais tranquila a Curitiba ou ao litoral.
Só não esqueça de abastecer o tanque em Sapopema, porque existem poucos postos de combustível no trajeto.
E para quem vem de Curitiba à Londrina, abasteça em Piraí do Sul.
Aproveite a paisagem e Boa viagem!!!
Alcindo.
Olá amigo.
ResponderExcluirVou viajar para Goiás e estava pensando em ir pela PR-090 ao invés da BR-376, porém vi que alguns lugares ela não é nem pavimentada, vi essa informação no Wikipedia. Isso é verdade?
Abraço.
diggo@msn_com
Não. Essa informação não é verdadeira. Ela é toda pavimentada.
ResponderExcluirBoa tarde, Alcindo.
ExcluirGostaria de saber pra ir de Londrina a Curitiba pela rodovia 090 é mais barato o pedágio do que ir pela 376 e chegando em castro continuamos pela 090 ou vamos por Ponta grossa.
fico no aguardo.
obrigada.
Att,
Rafaela
Olá Alcindo, boa tarde.
ExcluirBoa tarde, Alcindo.
ExcluirGostaria de saber pra ir de Londrina a Curitiba pela rodovia 090 é mais barato o pedágio do que ir pela 376 e chegando em castro continuamos pela 090 ou vamos por Ponta grossa.
fico no aguardo.
obrigada.
Att,
Rafaela
Valeu Alcindo.
ResponderExcluirTua informação foi muito importante, me fará economizar um pouco em pedágio, combustível, pois é mais perto pela PR-090 e ainda vou conhecer mais meu Estadão.
Deveriam existir mais blogs destinados a oferecer informações sobre rodovia pelo Brasil afora.
Grande abraço.
olha se sair de curitiba pra castro a estrada é horrivel, ate bateias regiao metropolitana de curitiba é asfalto, porem vc pegara ate castro muito buraco pedra e gastara muito em combustivel, ja que se tiver um carro antigo tera que trafegar em 1ª e 2ª marcha, nao aconselho, estrada muito perigosa.
ExcluirNa verdade a Rodovia do Cerne continua de Pirai do Sul até Curitiba e neste trecho ela é de terra. Mas de Londrina a Pirai do Sul é toda Asfaltada.
ResponderExcluirUm abraço.
ola amigo.
ResponderExcluirpretendo em janeiro de 2013 ir de curitiba a londrina, pelo cerne. ja fui outras vezes de ctba a ponta grossa e sei que é casca grossa, agora de ponta grossa a londrina tem jeito.?
Nao to conseguindo muitas informações a respeito...
agradeço a ajuda
Sim. Após Ponta Grossa, siga sentido Castro e depois Piraí do Sul. Em Piraí do Sul vc. vai entrar em um trevo à esquerda, na PR-090, que é a Rodovia do Cerne. As próximas cidades serão: Ventania, Curiúva, Assaí, Jataizinho e Londrina.
ResponderExcluiralguma rodovia de asfalto de pirai do sul ate curitiba?
ResponderExcluirsem passa por ponta grossa
Olá! Estou querendo ir de Pirai do Sul a Curitiba pela rodovia do cerne, gostaria de saber como é que está a estrada? e se compensa?
ResponderExcluirAmigo, o trecho da rodovia do Cerne entre Piraí do Sul/Assaí/Londrina está perfeito, mas entre Piraí e Curitiba, não conheço... pelos depoi mentos nos comentários acima, deve ser de terra...
ExcluirOlá ALCINDO, Boa tarde tudo bem.
ResponderExcluirViu para ir qual seria o valor em pedagio mais ou menos de Londrina a Curitiba. é mais barato do que ir pela a 376 aqui não mostra. Aguardo seu retorno.
obrigada.
Att,
Rafaela
Oi Rafaela... não sei te dizer, pois faz tempo que não vou a Curitiba. A última vez que fui, optei por ir pela 376 (pedagiada), porque me disseram que a Rodovia do Cerne está com muitos buracos.
ExcluirEssa matéria sobre a rodovia do Cerne, eu postei em 2008. Estamos em 2016, portanto, passaram-se 8 anos... não sei como está hoje a conservação dessa rodovia, ok?
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