terça-feira, 23 de dezembro de 2008

A diferença entre Motoclubismo e Motociclismo

Todo mundo já percebeu que, de um tempo para cá, o número de moto clubes brasileiros cresceu num volume inimaginável.
Os motivos disso vão desde o aumento na venda das motocicletas, pela facilidade, pela necessidade e até pelo prazer que as pessoas descobriram no motociclismo e motoclubismo.
Elas perceberam, ainda, a alegria das viagens e dos encontros com os motociclistas dos moto clubes em todos os lugares do Brasil.


Acontece entretanto, que até por desconhecimento pela falta de fontes oficiais de informação e até de literatura a respeito, os moto clubes surgiram sem nenhuma filosofia ou identidade próprias, o que contribuiu para que a expressão MC acabasse meio banalizada.

Neste momento é que surgiram os motoclubistas mais antigos que passaram a ensinar, de maneira tímida, como as coisas devem ser, muitas vezes de maneira pouco amistosa....
Muitos não sabem que apesar de a liberdade ser a maior bandeira do motociclismo, há basicamente duas coisas que garantem, sempre, a harmonia e o respeito entre todas as organizações: hierarquia e regras.

Todos hão de convir que, apesar da existência da apregoada liberdade, no motoclubismo não se pode tudo. Muita gente, e até alguns presidentes de MC's, não sabem que no nosso meio, as mulheres e as crianças são muito mais respeitadas que em outros lugares.

Os presidentes de moto clubes que têm história e ideologia verdadeiras e são sérios, não podem e não são tratados como motociclista s comuns; desconhecem ainda, que determinados assuntos não podem ser tratados em qualquer lugar; que bandeiras dos moto clubes não podem ser manuseadas por integrantes de outros moto clubes, sem a presença de pelo menos um membro do MC da bandeira, entre outras coisas.


Os valores e a boa conduta vão se perdendo na medida em que se criam pseudos moto clubes, até virtuais, que vendem seus brasões pela rede mundial de computadores, onde seus integrantes não se conhecem, não se encontram nunca, alguns nem motocicleta possuem, têm apenas um desenho costurado nos seus coletes, ás vezes nem isso, apenas camisetas estampadas e não estão sujeitos a nenhuma regra e pensam que podem tudo.
Desde acelerar em eventos, fazer acrobacias em qualquer lugar, entrar em restaurante de moto e tudo entre outras barbaridades.
Estes seres não são motoclubistas ou motociclistas, de forma alguma.

Apesar da liberdade que todos os motociclistas possuem, é fato que um MC de verdade, tem de ter regras internas próprias e severas para quem quer se associar a ele.

Todos têm que saber que um cargo de Diretor em um MC não é uma bobagem ou uma função para quem não tem o que fazer.
Diretoria de MC é coisa séria.
O integrante que se propõe a ser Diretor de um MC abre mão de muito tempo para se dedicar ao MC e fazê-lo ser respeitado e defender o interesse de todos.
Deixa de estar com sua família para liderar um grupo e mantê-lo unido e respeitando as regras básicas de convivência. Juridicamente, responde até criminalmente pela Diretoria do MC se algo der errado, encabeça campanhas internas de segurança e de conduta no trânsito e em grupo entre outras coisas.

Por todos estes motivos é que motoclubismo é diferente de motociclismo simplesmente.

Tá dito.

por Reinaldo de Carvalho Bueno

( www.jornalmotoclubenews.com.br )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião.